sobre

Ana Coelho (Guimarães, 1984) é Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2008), Mestre em Construção e Reabilitação Sustentáveis – Conservação e Reabilitação de Edifícios, pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2012) e Pós-Graduada em Curadoria e Mercados da Arte pela Universidade Católica Portuguesa (2023).

Entre 2012 e 2014, frequentou o Programa Doutoral em Engenharia Civil, na Universidade do Minho, com trabalho de investigação sobre a Sustentabilidade da Reabilitação de Madeiras em Edifícios Antigos, com diversos artigos e comunicações publicados em conferências nacionais e internacionais.

É autora de inúmeros projectos de Arquitectura e Reabilitação, muitos deles publicados internacionalmente. Foi finalista do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2016 e 2025, e do Prémio João de Almada em 2016.

Como extensão dos seus projectos, dedica-se à gestão e curadoria de colecções de arte.

equipa

Marie Zabalza

Marie Zabalza nasceu em 1998 em Nice, no sul de França. Depois de uma infância passada entre o mar e as colinas, iniciou os seus estudos em Físico-Química, com especialização em Química, na Faculdade de Ciências de Nice Sophia Antipolis.

Em 2018, participou num programa Erasmus na Universidad Complutense de Madrid, onde aprofundou a sua abordagem científica num contexto internacional.

Em 2019, decidiu mudar de rumo e ingressou na Faculdade de Arquitetura La Cambre Horta da Universidade Livre de Bruxelas. Aí desenvolveu uma visão multidisciplinar da arquitetura, combinando prática, transmissão e envolvimento social. Participou ativamente como responsável pela Recuperateca (sistema de reaproveitamento de materiais), assistente pedagógica e participante em diversos estaleiros colaborativos de construção.

Ao longo do seu percurso académico, realizou vários estágios em ateliers com abordagens distintas, como o Lhoas & Lhoas e o Degré 47 em Bruxelas, e o Recetas Urbanas em Sevilha.

Em 2022, frequentou a ENSAP Bordeaux num programa de intercâmbio, que lhe permitiu participar em oficinas e colaborações internacionais em Casablanca, Lima e Lecco.

Desde setembro de 2024 vive no Porto, onde realizou um estágio de 4 meses no fablab multidisciplinar VivaLab, antes de integrar o atelier Ana Coelho Arq. Trabalha também como guia do percurso Siza, promovido pela Casa da Arquitectura.

Paralelamente, desenvolve uma prática pessoal de cerâmica, como extensão sensível da sua formação em arquitetura.Reenvio ainda o meu texto de apresentação, com mais alguma informação que estava em falta. Talvez assim já fique mais próximo do texto da Marie em termos de extensão. Caso não esteja, podemos editar.